Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Covid-19: Governo do Paraná divulga novo decreto - Rádio Itay 88 FM

Covid-19: Governo do Paraná divulga novo decreto

Em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Paraná e da maior taxa de transmissão do País, o Governo do Estado publicou novo decreto, que passa a vigorar nesta sexta-feira (28) e amplia ainda mais as medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19. As novas regras valem até 11 de junho, podendo ser prorrogadas.

Medidas mais rígidas adotadas pelos municípios terão apoio da administração estadual. Também haverá reforço operacional das forças de segurança, em apoio às vigilâncias municipais da saúde, para coibir festas clandestinas, aglomerações e eventos.

As medidas preveem restrição da circulação de pessoas, bem como a venda e consumo de bebida alcoólica em espaços de uso público ou coletivo, das oito da noite até as cinco da manhã.

Comércio e atividades não essenciais seguem proibidas de funcionar aos domingos. Isso se aplica a restaurantes, shopping centers e academias. Nos outros dias da semana, o comércio de rua, galerias, centros comerciais e estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais em municípios com mais de 50 mil habitantes poderão abrir ao público das nove da manhã às seis da tarde, com 50% de ocupação. Aos domingos e fora desses horários, durante a semana, só será permitido o atendimento por delivery.

O mesmo horário de fechamento e limite de pessoas se aplicará aos supermercados, que poderão abrir a partir das oito da manhã. Para entregas não há limite de horário de funcionamento. As academias podem funcionar das seis da manhã às oito da noite, com até 30% da ocupação. No caso de restaurantes, bares e lanchonetes, o funcionamento será das 10 da manhã às oito da noite, com 50% do público, podendo atender 24 horas no delivery. Aos domingos apenas a modalidade delivery estará liberada.

Museus funcionarão no mesmo horário e limite de ocupação. Serviços e atividades essenciais, como farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento. Continuam proibidas atividades que causem aglomerações, e as práticas religiosas devem atender a Resolução da Secretaria da Saúde publicada em 26 de fevereiro.

As mudanças levam em consideração um cenário cada vez mais delicado da pandemia no Estado. A lotação das UTIs está acima de 90% desde o começo do ano, mesmo com 1.916 leitos disponibilizados na rede exclusiva SUS, com a dificuldade adicional de mais de mil pacientes aguardando internação em leito Covid-19. Eles estão em unidades básicas ou de pronto atendimento. Há, ainda, uso intensivo do chamado kit intubação, gerando quedas nos estoques do Estado.

Fonte: AEN

Deixe seu comentário:

Desenvolvido por Anderson Lucas © 2019 - Todos os direitos reservados a Rádio Itay 88FM