Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Itay Notícias entrevista senador Álvaro Dias - Rádio Itay 88 FM

Itay Notícias entrevista senador Álvaro Dias

Nesta quarta-feira (30), o Itay Notícias contou com a participação especial do senador Álvaro Dias para comentar temas do cenário atual. Durante o programa, foram feitas algumas perguntas para que ele respondesse brevemente. Confira a entrevista a seguir.

Pergunta – Primeiramente, gostaria que o senador comentasse sobre a situação da pandemia da Covid-19 no Brasil, visto que o país tem um dos piores índices da doença e acabou se tornando um assunto mundial por isso.

Resposta – A pandemia fez do Brasil assunto internacional em razão do desgoverno. O país passou a ser considerado ameaça para todo o mundo porque é um epicentro da pandemia, batendo recordes sucessivos de mortes. Não houve coordenação geral, não houve liderança nacional da presidência da República para estabelecer uma interação entre os estados, municípios e a União. Houve atraso na aquisição de vacinas, desperdício de oportunidades e uma pregação negacionista. Portanto, os atos do governo contribuíram para que a pandemia no Brasil fosse ainda mais perversa do que poderia ser.

Pergunta – Seguindo nesse assunto, peço que explique o PL 4209/2019 de sua autoria, já aprovado no senado, que incentiva o uso de insumos nacionais na produção de vacinas contra Covid no Brasil.

Resposta – O meu projeto é muito simples, procura apenas desburocratizar, ou seja, facilitar a aprovação de projetos que tenham por objetivo a produção de insumos para as vacinas, chamado IFA. Hoje é uma burocracia enorme onde nós esperamos, muitas vezes por anos, a aprovação de um projeto dessa natureza. O objetivo é dar celeridade e estabelecer uma política que estimule a produção dos insumos.

Pergunta – A cargo de conhecimento, quais outros projetos importantes estão em discussão no senado a favor da população atualmente?

Resposta – Outro projeto importante seria o das reformas. Hoje, há o projeto da reforma tributária que está caminhando muito lentamente e, evidentemente, sempre falta a presença do governo da União. Nós temos um sistema presidencialista de muito poder, onde reformas importantes só ocorrem se o presidente da República assumir a liderança do processo. Essa é a razão direta desse atraso em reformas como a administrativa e a tributária.

Pergunta – O assunto “impeachment” nunca esteve tão em alta como agora, isso considerando os acontecimentos das últimas semanas, escândalos do governo e a CPI Covid. Gostaria que o senador opinasse sobre esse tema.

Resposta – Já são mais de 114 pedidos de impeachment protocolados na mesa da Câmara dos Deputados e nós não acreditamos que eles possam ter sucesso já que o presidente da Câmara é aliado do presidente da República, inclusive o apoiou. O nosso sistema confere prerrogativas ao presidente da Câmara como decidir sobre a admissibilidade do pedido de impeachment o que, certamente, ele não acolherá.

Pergunta – Nós estamos a aproximadamente um ano das eleições. O senhor, como senador, tem algum recado para os eleitores?

Resposta – É preciso prestar muita atenção no que ocorre durante uma campanha. Se nós fizermos uma pesquisa qualitativa antes de começar o processo eleitoral, vamos verificar que a população deseja – para a presidência da República, por exemplo – alguém que tenha experiência administrativa, seja honesto, competente, que combata a corrupção e os privilégios das autoridades. Entretanto, chegando o processo eleitoral, as pessoas se iludem com os “encantadores de serpentes” e fazem uma escolha oposta ao perfil político idealizado.

Por fim, o senador agradeceu o espaço cedido pela Rádio Itay e deixou um recado aos tibagianos. “É uma satisfação falar com Tibagi. Gostaria de mandar um grande abraço a população. várias vezes, em várias oportunidades, passei pela cidade e conheço bem. Sei da bondade e da generosidade do povo tibagiano”, finalizou.

Reportagem: Isabel Aleixo

Imagem: Marcos Serra Lima

01/07/2021 às 17:07

Deixe seu comentário:

Desenvolvido por Anderson Lucas © 2019 - Todos os direitos reservados a Rádio Itay 88FM