Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Procuradoria da Mulher de Tibagi inicia trabalhos com a abertura da campanha Outubro Rosa - Rádio Itay 88 FM

Procuradoria da Mulher de Tibagi inicia trabalhos com a abertura da campanha Outubro Rosa

Nesta quinta-feira (07), aconteceu a abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2021 e o início dos trabalhos da Procuradoria da Mulher de Tibagi. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de palestrantes e mulheres que deram depoimentos reais sobre o câncer de mama.

A médica Ana Paula Berke deu uma palestra abrangente sobre o tema e sua relevância atualmente. “Fiquei muito feliz de ver como as vereadoras vem tratando essa questão do câncer de mama como prioridade. É muito importante levar informação a população para que mais mulheres busquem o diagnóstico, façam os exames de rotina, diminuindo o número de mortes pela doença”, disse.

A vereadora e procuradora adjunta, Maninha Serenato, contou que pretende divulgar cada vez mais o trabalho da Procuradoria, levando conhecimento à população. “Esse foi o ponto de partida do trabalho da Procuradoria da Mulher. Precisamos fortalecer e divulgar esse trabalho aqui dentro da Câmara”.

A psicóloga, Amanda Orza, explicou um pouco sobre a importância de incluir a psicologia no assunto. “Eu penso que seja muito importante discutir esse tema relacionado a psicologia. A gente precisa lembrar que, dentro do processo do diagnóstico de câncer, vai existir também um adoecimento mental. É uma nova adaptação da mulher que precisa ser discutida”, explicou.

A primeira convidada a dar seu depoimento foi Laura Maria Natel Kosoki que, há alguns anos, passou pelo tratamento do câncer de mama. “Acho muito importante esse evento para que o assunto chegue a todos os cantos do nosso município. Parabenizo as vereadoras que organizaram o evento, pois acredito que ele dará muitos frutos”, contou.

Marcia Pacheco também contou sua experiência com a doença e falou sobre a relevância do evento. “Acho de extrema importância a Procuradoria estar preocupada com a campanha Outubro Rosa. Eu fui acometida pelo câncer de mama e sei da importância do alerta, do toque, da mamografia, da ultrassonografia, dos cuidados da mulher para prevenção do câncer. É louvável essa campanha, essa preocupação das vereadoras com a comunidade”, pontuou.

A procuradora da mulher e vereadora, Juju Silva, agradeceu a participação da população e falou sobre a importância da divulgação da campanha Outubro Rosa. “Como procuradora da mulher, quero destacar a importância de levar esses assuntos para conscientização da população. Mais do que somente levantar a bandeira, nós temos que alertar as pessoas para realização dos exames”, finalizou.

No total serão cinco encontros, na sede e no interior, divulgando a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero através da realização anual dos exames de preventivo e de mamografia.

Reportagem: Isabel Aleixo

08/10/2021 às 11:30

 

Deixe seu comentário:

Desenvolvido por Anderson Lucas © 2019 - Todos os direitos reservados a Rádio Itay 88FM